O que é Devocional?

A Paz! Como vocês estão?


Vamos fazer um Devocional? Mas talvez alguém esteja se perguntando: "O que é um devocional?" Admito a vocês que tenho aprendido como ele funciona e o que ele é há pouco tempo e tenho gostado bastante, vai além de só leitura bíblica (inclusive depois quero trazer para vocês uma reflexão sobre a importância de Ler verdadeiramente a Palavra de Deus), mas voltando sobre o que é o devocional basicamente:

Devocional: é o período de tempo que uma pessoa separa para se dedicar á Deus (dicionário online).

Tem uma Blogueira/Youtuber (a Kah do Manual da Garota Cristã) que por meio dos vídeos e do que li no blog dela me ajudou muito a entender e a ver a importância de se voltar a Deus em um tempo de devoção. Vejam esse vídeo dela explicando algumas coisas que possa ser dúvida de vocês. E juntamente com esse vídeo, tem um livro que chama "12 Maneiras de estudar a Bíblia sozinho - Rick Warren" que tem me ajudado bastante a entender como um devocional funciona. 

Mas vamos há um resumo do que deve ter em um devocional:

1º - Ore!
A oração é algo muito importante na vida de um cristão,em 1 Tessalonicenses 5: 17 fala "Orai sem cessar", então na hora de fazer o seu devocional ela não pode faltar também. A melhor parte de poder ler a Bíblia é que temos o Autor ao nosso lado para nos ajudar. Leia João 14:26. Peça ao Espirito Santo para lhe ajudar a compreender o que estará lendo.

2º - Escolha um versículo, um capítulo ou livro da Bíblia para ler
Você pode começar com um dos livros dos Evangelhos, ler e meditar  um capítulo ou pegar um versículo específico e meditar nele somente e ver o que pode aprender. O importante é entender o que Deus quer lhe falar ali e não ler por ler, então vá com calma e deixe o Senhor lhe falar.

3º - Leia e releia, use versões diferentes da Bíblia para lhe auxiliar na compreensão
Ler e reler vai lhe ajudar a compreender melhor e as versões diferentes da Bíblia podem ser uteis por causa de algumas palavras mais difíceis.  

4º - Anote o que você entendeu em um caderno ou folha
Anotar ajuda a você fixar  em sua mente e pode ser útil no futuro.

5º - Aplicação Pessoal
É muito importante você entender como aquela passagem pode se aplicar na sua vida. Sempre pergunte "O que posso aplicar dessa passagem na minha vida para está mais perto de Deus?"

6º - Prática daquilo que aprendeu 
Lembre-se do que Deus nos diz em Tiago 1:22-23  "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;"

7º - Compartilhamento
Compartilhe com alguém o que Deus lhe falou! Fale com um amigo, com sua família. Aproveite as oportunidades que Deus lhe dará para você dividir esse entendimento com alguém. 

Algumas pessoas além do que citei acima, faz um momento de louvor, se você achar que pode melhorar ainda mais sua intimidade com Deus, faça! Eu ainda preciso experimentar colocar um tempo de louvor antes de meditar na Palavra durante o Devocional. Conto depois para vocês o que achei.

Gente, então sobre o Devocional tenho a dizer isso. Qualquer dúvida deixem nos comentários, espero que ajude e que Deus possa abençoar muito vocês. Lembre-se o que o salmista Davi nos diz no Salmo 1:2 "Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite."

P.S.: O melhor Autor está ao seu lado.

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário