Conselhos e Virtudes - #PP - #12º Dia

A Paz!
Como vão vocês?
Feriadão, todo mundo em casa provavelmente. Que vocês tenham um dia de descanso, um dia divertido com as crianças e principalmente abençoado pelo Senhor. 
Minha gente, que capítulo incrível é esse do 12º dia do nosso Projeto *-* Apaixonada com ele, tem dia que assim: mil possibilidades para refletir. Louvado seja Deus pela a Bíblia.   

Vocês conhecem o Projeto que estou fazendo esse mês? Se não, confira  aqui e Que Deus abençoe grandemente vocês, tantos participantes quanto leitores. 

Obs¹.: Os Post's sairão todos os dias durante a tarde ou de noite, então fiquem atentos ao blog e a página do face , Nos Confins do Coração e acompanhe a página de uma amiga que estará trazendo reflexões aqui no blog também, Leão de Judá

Obs² .: "PP" : Projeto Provérbios



Fonte: Google imagens
  Hoje quero falar com vocês sobre conselhos. Temos visto como Salomão é usado pelo Espírito Santo para mostrar a importância da sabedoria, a cada capítulo de Provérbios lido sempre é mencionado, ao menos uma vez, como ela faz diferença na vida das pessoas. Tem sido um maravilhoso caminhar e construir do que é, como achar e benefícios que ela trás para vida daqueles que prioriza o profundo conhecimento.  
   Muitas vezes achamos que sábio é só aquelas pessoas mais velhas. Entretanto, isso não precisa ser regra. Os idosos costumam ter mais sabedoria, porque eles já passaram e viram muita coisa no caminhar da vida deles, contudo idade não é sinônimo de conhecimento. No segundo dia (não somente) eu falei especificamente sobre a sabedoria, veja aqui. Quem a busca em Deus, encontra *-*



Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano.
Provérbios 12:5

Você gosta de ouvir conselho?  Você fala conselhos para as pessoas? 

   Eu amo aconselhar, creio que seja por isso que penso em cursar Psicologia. Gosto muito de ouvir as pessoas, de entender os problemas que elas estão passando e no final, de tentar dar um humilde conselho segundo aquilo que já entendi sobre a vida. A Palavra Conselho significa: 

opinião, ensino ou aviso quanto ao que cabe fazer; instrução, parecer 
     
  O capítulo de hoje fala bastante sobre conselhos. Há dois ditados na sociedade, pelo menos conheço só esses dois, creio que deve ter muitos, mas não sou nem um pouco boa com ditados popular. "Se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia" "Quem não escuta conselhos; escuta: coitado!" Contraditório não é mesmo? Qual seguir então... vamos ver o que a Bíblia nos diz:

" O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido. " 

Provérbios 12:1

" O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos 
ao conselho é sábio. "

Provérbios 12:15

" No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham 
a paz têm alegria. "

Provérbios 12:20


"Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança."
Provérbios 11:14

  Há muitas passagens que fala sobre conselhos, sobre ouvi-los e dar a realmente importância para eles. O segundo dito popular está de acordo com a Bíblia, vemos como pode fazer diferença. A pessoa se torna sábia, alegre e se mantem segura.  Já o primeiro dito, não concordo completamente. Temos que ter em mente que, conselhos são necessários, mas nem todos são bons. No versículo chave da reflexão de hoje fala que os ímpios aconselham enganos. Devemos saber em quem buscar respostas para nossas dúvida, opinião para escolhas da nossa vida e instrução nos dias ruins.   
   Sempre devemos lembrar que o primeiro a pensar, para buscar instrução sobre algo é Deus, Ele é o maior sábio e conselheiro de todos. E, o bom é que você encontra Ele em qualquer lugar. Depois pensamos em amigos, familiares e líderes da igreja. Após ouvirmos as recomendações das pessoas, aí devemos analisar a luz da Palavra. Para que com todas essas informações concluir nosso pensamento e fazer nossas escolhas. 


   O que gostaria de trazer para vocês hoje era isso. Fiquem na paz e que Deus abençoe vocês. Vejam agora a reflexão da minha amiga e irmã em Cristo. *-* 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa reflexão agora abaixo é da minha amiga Lindaura Alves, a dona da página Leão de Judá, confira o que ela traz para nós e que Deus abençoe a vida de vocês.


Provérbios 11


"Mulher virtuosa é a coroa do seu marido; porém a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos." 
Provérbios 12.4

Fonte: Google imagens
   Mulher virtuosa! Mulher inteligente, sábia, que sabe ouvir, aconselhar, avaliar as situações. A mulher quando age com sabedoria traz honra a sua família. Todos a admiram, pois sabem que ela é alguém confiável e que busca a paz e harmonia para sua família, amigos e conhecidos. A mulher não é um objeto a ser usado, mas uma pessoa que se for sábia e se valorizar, traz felicidade, honra e valor para sua família. 
  Vemos que a mulher que procede, ou seja, que age de maneira vergonhosa, imprudente, só traz desprezo para os seus. Precisamos nos valorizar e buscar a sabedoria para sermos reconhecidas como mulheres virtuosas e honradas.  

"Os pensamentos do justo são retos; mas os conselhos do ímpio são falsos. As palavras dos ímpios são emboscadas para derramarem sangue; a boca dos retos, porém, os livrará." Provérbios 12.5-6

Quando as pessoas que não são sábias falam, somente ouvimos absurdos. Quantas vezes falamos, "aquela pessoa é falsa"? 

   São pessoas que não tem sabedoria. Agem com inveja, anseiam pelo que pertencem aos outros, plantam intrigas, contendas, brigas, desentendimentos. Armam para que as pessoas briguem umas com as outras. São conselhos falsos e laços de desentendimento para existir brigas entre os demais, porém, quando o justo, aquele que age com sabedoria, que fala palavras de harmonia e busca a paz, usa o entendimento e inteligência, as brigas acabam, os desentendimentos chegam a um consenso e todos se entendem e a paz reina. Precisamos agir com sabedoria para vivermos a paz. No mundo da maneira que hoje se encontra, ter sabedoria para evitar brigas é a melhor maneira de se lutar pela paz. 

"Segundo o seu entendimento é louvado o homem; mas o perverso de coração é desprezado." 
Provérbios 12.8

   Os homens e mulheres sábios sempre são reconhecidos. Admiramos quando essas pessoas falam, ensinam, orientam, pois temos muito a aprender, porém precisamos ter cuidado com o que é ensinado, e quem admiramos, pois nem todos que falam palavras maravilhosas são sábios! 

"Os perversos de coração são desprezados"

Sabe aquelas pessoas que ninguém suporta por que são chatas, falam absurdos, só querem fazer fofoca, buscam brigas? Essas pessoas são desprezadas pelas outras, quem não gosta dessas atitudes, acabam se afastando de gente que age dessa maneira. Cuidado para não ser assim, busque a sabedoria!

"O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de entendimento." 
Provérbios 12.11

   Mais um alerta para fugirmos da preguiça, precisamos trabalhar, buscar e nos esforçar pelo que queremos e almejamos. Não espere nada vir à sua mão, vá buscar! Lute, batalhe, trabalhe, corra atrás do que você quer, sabe aquele ditado, "Deus ajuda, quem cedo madruga"? É real, Deus ajuda quem busca e trabalha pelo que deseja, "digno é o trabalhador do seu salário". Lucas 10.7

"Do fruto das suas palavras o homem se farta de bem; e das obras das suas mãos se lhe retribui." 
Provérbios 12.14


Autora: Lindaura Alves Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S.: Seja uma pessoa que busca conselhos e virtudes. 

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário