Escolha lembrar - #PP - #4º Dia

A Paz do Senhor!
Tudo bem galerinha? 
E nosso projeto continua *-* Vocês conhecem o Projeto que estou fazendo esse mês? Se não, confira  aqui e Que Deus abençoe grandemente vocês, tantos participantes quanto leitores.

Obs¹.: Os Post's sairão todos os dias durante a tarde, então fiquem atentos ao blog e a página do face , Nos Confins do Coração e acompanhe a página de uma amiga que estará trazendo reflexões aqui no blog também, Leão de Judá



Obs² .: "PP" : Projeto Provérbios
Fonte: Google imagens
  O Capítulo 4 de Provérbios fala bastante sobre ter os mandamentos do Senhor no coração. Pois é ele que nos dará vida, se multiplicara os anos, teremos paz, é com eles que faremos boas escolhas e agradaremos ao Senhor. Muitas vezes a gente tem um pensamento que tenho que fazer isso, aquilo e não sei o que mais para "Deus".  Contudo, não adianta fazer por fazer, busque entender o por que. Exemplo:

  "Vou guardar a Palavra de Deus no meu coração por que Ele me fala que se eu tiver ela 'dentro' de mim não irei pecar contra Ele, logo estarei perto d'Ele." 

" Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido."
Provérbios 4:20

Busque viver a Palavra de Deus muita mais aprofundadamente do que ela está escrita no papel, como diz na passagem: 

" Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. "
Hebreus 4:12

Vamos ao versículo que quero trazer reflexão para vocês *-* 
 

" Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. "
Provérbios 4:5

   Na hora que li essa passagem, a primeira coisa que pensei foi em estudos, faculdade... e esse versículo nos mostra a liberdade disso. Deus nos diz: " Adquire sabedoria, adquire inteligência..." Ou seja: estude, busque conselhos com outras pessoas, leia livros, faça uma faculdade e muitos outros exemplos que não consigo lembrar no momento no qual você pode conseguir sabedoria e inteligência. Você tem essa liberdade, inclusive tem outras passagens que fala sobre ser livre para fazer diversas coisas: 

" Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."
1 Coríntios 6:12

" Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." 
1 Coríntios 10:23

" Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo. "
Eclesiastes 11:9

" Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." 
Gálatas 5:1

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Gálatas 5:13

  Essas passagens acima nos mostra o livre arbítrio que Deus nos permite ter, a liberdade de escolher, de fazer aquilo que está no nosso coração e diante dos nossos olhos. Mas, diria que o mais importante nem é a parte "a" de todos esses versículos citados e em especial o Provérbio 4: 5 que trago para refletir com vocês, mas sim o que Deus nos diz depois...

  " [...] e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. "
Provérbios 4:5

Fonte: Google imagens
  O significado da palavra apartar segundo o dicionário é: afastar(-se), separar(-se) , Deus nos instrui: adquira conhecimento, faça aquilo que está querendo porém, não se esqueça e nem se afaste da Palavra, dos mandamentos. E o interessante é que, se temos guardado no nosso coração aquilo que Deus quer, não iremos andar segundo a vontade do nosso coração e sim conforme o que está guardado n'Ele, os mandamentos do Senhor. Iremos fazer aquilo que edifica, convém e aquilo que continua nos deixando na liberdade de Cristo.
   No versículo 6 do capítulo 4 fala: 

" Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. "
Provérbios 4:6

  Aonde você for, lembre-se da Palavra de Deus e cumpra aquilo que o Pai lhe mostrar e ela o guardará e protegerá.

Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.
Provérbios 4:10

 E é isso que queria trazer a vocês hoje, fica agora com a reflexão da minha amiga e irmã em Cristo. Deus abençoe vocês ricamente. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa reflexão agora abaixo é da minha amiga Lindaura Alves, a dona da página Leão de Judá, confira o que ela traz para nós e que Deus abençoe a vida de vocês.

Provérbios 4

“Não declines nem para a direita, nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Provérbios 4.27

“Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus.” 
Provérbios 4.14

“Filho meu, atenta para as minhas palavras, inclina o teu ouvido às minhas instruções… porque são vida para os que as encontram, e saúde para todo o seu corpo.” 
Provérbios 4.20;22

Fonte: Google imagens
    Temos visto que a sabedoria é um tesouro para nossa vida, ela nos dá entendimento e vida. O conselho de Salomão é, “procure a sabedoria”. Agora, recebemos o conselho de nos apartarmos dos maus. A vereda que ele diz, significa caminho. Ou seja, 

“Não entres nos caminhos dos maus, dos impiedosos, dos violentos”

    Vemos constantemente as atrocidades que acontecem ao redor no mundo, as barbáries, a violência, e tantas outras coisas, então muitas vezes nos perguntamos, “se Deus é tão bom e cheio de amor, por que Ele permite essas coisas acontecerem?”

   A resposta é muito simples: Os homens escolheram se distanciar do amor de Deus. Não dão ouvidos a instrução, aos ensinamentos, não buscam o entendimento, não procuram a sabedoria. 
  Desde o 1° capítulo de provérbios temos visto que o principal conselho é, busque a sabedoria, você tem buscado a sabedoria?

“A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento”
 Provérbios 4.7

    A sabedoria é a coisa principal! Com isso podemos dizer que quem não tem sabedoria anda no caminho errado. Caminho errado é aquele caminho que leva as pessoas ao sofrimento, ao desespero, às decisões erradas, a falta de sabedoria nos leva por caminhos ruins. 
  Deus nos diz:

 “evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa largo”

Deus quer que andemos sempre por caminhos de paz, cheios de amor, alegria, por caminhos que nos leva a felicidade, porém, o Senhor não nos impõe nada, o Senhor nos dá a liberdade de escolha, Ele nos orienta, aconselha, instrui, ensina, mas somos nós quem escolhemos o caminho que iremos seguir. 

“Mas a vereda (o caminho) dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”

Fonte: Google imagens
    Você já viu um nascer do sol? É lindo, não é? Deus compara o sábio a essa beleza única. Você já viu um nascer do sol igual do dia anterior? Você pode estar no mesmo lugar, e assistir o sol nascer durante dez dias seguidos, nunca um nascer do sol será igual o outro, cada dia é uma beleza diferente e extraordinária. Uma beleza única. 
    Assim são aqueles que buscam a sabedoria, são únicos, pois cada um receberá sabedoria para sua vida, diante de Deus somos todos iguais, pois recebemos Seu amor incondicional, porém, cada um de nós somo únicos de forma especial para Deus, porque Deus conhece o nosso coração, o nosso desejo mais íntimo e escondido, porque Deus é nosso Pai, e seu principal conselho para a nossa vida é, 

“Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida”. 
Provérbios 4.13


Autora: Lindaura Alves Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S.: Lembre-se daquilo que o Pai já falou ao seu coração.
   

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário