O Mal da Preguiça - #PP - #6º Dia

Graça e Paz!
Como vão vocês?
Hoje é o sexto dia do Projeto Provérbios *-* E tem sido muito bom aprender da Palavra do Senhor. Esses dias passei por pequenas experiências que são edificante para minha vida, espero que esteja sendo bom para vocês também. 

Vocês conhecem o Projeto que estou fazendo esse mês? Se não, confira  aqui e Que Deus abençoe grandemente vocês, tantos participantes quanto leitores.

Obs¹.: Os Post's sairão todos os dias durante a tarde, então fiquem atentos ao blog e a página do face , Nos Confins do Coração e acompanhe a página de uma amiga que estará trazendo reflexões aqui no blog também, Leão de Judá

Obs² .: "PP" : Projeto Provérbios


   O Capítulo 6 está parecendo o 3, muitas possibilidades de reflexões. Creio que o 3 tinha um leque maior, mas enfim. Provérbios 6 traz em media 5 temas diferentes, mas que podem ser mais divididos por meio de um estudo profundo. Na postagem de hoje não farei reflexão de todos esses temas, mas numa próxima oportunidade trago para vocês se Deus assim permitir. 


  O Tema que quero trazer para vocês é um que Deus fala bem ao meu coração, sobre a Preguiça. O coisinha que atrapalha a gente viu. O meu temperamento (inclusive depois quero trazer uma postagem sobre temperamentos) tem uma inclinação para esse defeito infelizmente, e em vez de eu dificultar a evidência dele, ajudo ele a piorar. Só Jesus. 


" Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. "
Provérbios 6:6
A palavra Preguiça significa: 

"Preguiça  é uma característica ou atitude que demonstra pouca disposição para o trabalho, ou aversão ao trabalho. Está também relacionada com negligência, indolênciademora ou lentidão em praticar qualquer ação." Fonte

   Algumas pessoas tem a "preguiça" por problemas fisiológicos, por exemplo, uma pessoa que tem Pressão Arterial Baixa, tem uma certa dificuldade de fazer atividades com mais rapidez (é o meu caso) e também por problemas psicológicos , a depressão. Mas, é claro que não podemos generalizar, por que isso não é a causa de todos, e nem usar do problema como desculpa para nos acomodar. 
 Caso você tenha esse defeito na sua lista, busque entender a causa dele, é fisiológica, psicológica ou caráter mesmo? Independentemente do que seja, há jeito viu galerinha, basta "querer". Temos um Deus  que nos ama muito, e Ele deu inteligência para muitas pessoas que descobriram como tratar doenças psicológicas, melhorar a questões fisiológicas e Ele também pode todas as coisas,ore a Ele. 

Fonte: Google imagens
    É muito interessante na passagem de hoje, como Deus chama a atenção do preguiçoso e dá a ele um exemplo a seguir. Creio que todos já viu as formigas trabalhando não é mesmo? (Já assistiram Moda Amarela ou Vida de Inseto *-*). Elas trabalham o dia todo praticamente, e o engraçado é que tem hora que você vê elas carregando algo maior do que elas, como pode? Além de trabalhadeiras, elas são unidas e organizadas.Segundo uma pesquisa que fiz no site da Wikipédia, elas são separadas em castas e cada uma tem uma função: construir o formigueiro, buscar alimentos, cuidar dos ovos e guardar a "casinha" delas. Chega ser fofo *-* 

    Mas, o que Deus quer nos mostrar com isso? 

Que devemos ser como elas!

    O interessante de saber um pouco mais sobre as formigas é que, as castas são divididas conforme tamanho, idade das formigas, ou seja, segundo a capacidade delas. Isso me fez lembrar dos Talentos que Deus deu a cada um de nós, você conhece a Parábola dos Talentos? Se não, leia Mateus 25 : 14-20


E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

Mateus 25:15


    Cada um recebeu ao menos um talento, e não foi o talento de "morcegar" (minha mãe usa muito essa expressão, conhecem? Significa 'acomodar'). No decorrer dessa parábola Deus nos mostra que devemos aperfeiçoar nossos talentos e em Provérbios Ele nos fala que temos  de ser sábios e atentar ao nosso caminho. 

" [...] olha para os seus caminhos, e sê sábio. "

Provérbios 6:6



   A preguiça é algo que lhe atrapalha muito, é um daqueles defeitos que são grandes barreiras para o crescimento de diversas áreas da sua vida, como a sentimental, profissional e principalmente a espiritual.
    Deus é amor, mas Ele é Justiça também. Então, aquilo que você plantar, irá colher. Se você se dedica a aprender, trabalhar, buscar um emprego e 'ns' outras coisas, Deus honrará seu esforço. Porém, se você não fizer nada para alcançar aquilo que deseja, também ira colher, nesse caso a pobreza e a falta de conhecimento. 

Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;
Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.
Provérbios 6:9-11

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
Salmos 128:1,2

A preguiça leva ao sono profundo,e o preguiçoso passa fome. 
Provérbios 19:15
  
   Que venhamos aprender ser sábios, organizados, trabalhadores, produtivos. Que venhamos observar as formigas e aqueles homens que renderam seus talentos e assim, sejamos. Por que é isso que trará boas consequências para a nossa vida, veja uma pequena lista do contrário de preguiçoso

 enérgico, dinâmico, incansável, ativo, esperto, ligeiro, veloz, rápido, prestativo, cumpridor, serviçal, servidor

Fonte: Google imagens
     A reflexão que gostaria de trazer hoje era essa, e ela falou muito ao meu coração....tenho muito á aprender com as formigas e essas qualidades citadas acima, precisam entrar para minha lista, coloque isso no seu coração, o desejo de ser prestativo, ajudador, "formiguidor" (sim, é neologismo). Que Deus abençoe vocês e que essa postagem fale muito na sua vida, para assim haver mudanças. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------


Essa reflexão agora abaixo é da minha amiga Lindaura Alves, a dona da página Leão de Judá, confira o que ela traz para nós e que Deus abençoe a vida de vocês.

Provérbios 6


"Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não abandones a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é uma lâmpada, e a instrução uma luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida" 
Provérbios 6. 20-23

Mais uma vez vemos que a sabedoria, instrução e entendimento nos trazem vida. Nesse provérbio, Deus nos mostra várias coisas que devemos evitar para não sofrermos na nossa vida. 

Primeiro: 

     Não confie no homem, pois não conhecemos o coração humano. Sabe aquele provérbio popular, "coração do homem é terra que ninguém anda"? Então, o Senhor nos diz exatamente isso, o coração humano é perverso e quando confiamos nele, sofremos, e muito.

"Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu próximo; vai, humilha-te, e importuna o teu próximo; não dês sono aos teus olhos, nem adormecimento às tuas pálpebras; livra-te como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro." 
Provérbios 6. 3-5

   Deus diz que se você já está em una situação que pode complicando, atrapalhando sua vida, você deve fugir. Não por medo, mas para evitar o sofrimento no futuro. Não deixe que as situações e ciladas dos homens maus lhe prendam. Jesus morreu e ressuscitou para pagar o preço do pecado e lhe dar a vida, não faça desse sacrifício algo em vão, Jesus já te libertou, aceite essa liberdade e não se deixe prender.

Segundo:


 Deus nos diz para sermos trabalhadores. Para batalharmos pelo que queremos

 "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio; a qual, não tendo chefe, nem superintendente, nem governador, no verão faz a provisão do seu mantimento, e ajunta o seu alimento no tempo da ceifa"
 Provérbios 6. 6-8

Deus é nosso Pai e nos supre de todas as necessidades, nos dá tudo que precisamos, mas devemos batalharmos pelo que queremos também. Não podemos ficar "deitados eternamente em berço esplêndido" esperando tudo em nossa mão. 


"Digno é o trabalhador do seu salário"
Lucas 10.7

 Então, levante e vá a luta, pois, "Deus ajuda, quem cedo madruga". Deus concede o que queremos, quando trabalhamos para isso. 

Terceiro: 

    Deus nos diz para não andarmos com o homem perverso. O ser humano é capaz de cometer atrocidades contra seu próximo, o Senhor nos alerta: 


"Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina"
Provérbios 6.16

    Temos que ter cuidado com as nossas companhias, pois o que "cala, consente". Muitas vezes nós não falamos nada, e isso nos torna coniventes com o erro. Precisamos pedir orientação a Deus para não cometermos esses erros. 

Quarto: 


Deus nos orienta a não cobiçarmos o que pertence aos outros. Lute pelo que você quer. 

"  Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te deixes prender pelos seus olhares... Não é desprezado o ladrão, mesmo quando furta para saciar a fome?"
 Provérbios 6. 25; 30

    A cobiça nos leva para o caminho do sofrimento. Cobiçar a casa mais bonita, o carro novo, a mulher esbelta com corpo de modelo do vizinho; cobiçar o marido lindo e sarado da vizinha. Cobiçar as conquistas dos nossos conhecidos... Isso nos traz frustrações, invejas, sofrimento. Lute pelo que você quer, a vitória será mais proveitosa quando nos esforçamos para conquistar o que desejamos e Deus nos abençoa quando confiamos no Senhor Jesus para alcançarmos nossos objetivos.

Autora: Lindaura Alves Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S.: Não deixe a Preguiça te vencer!

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário