O Pouco Falar - #PP - #18º Dia

Graça e Paz!
Como vão vocês ?
Projeto Provérbios continua e estamos no dia 18 *-* E a leitura de hoje foi muito boa, marquei muitos versículos. Me surpreendeu, porque não me lembrava que havia tantos  que falava comigo nesse capítulo. Hoje trago reflexões de mais versículos. 

Vocês conhecem o Projeto que estou fazendo esse mês? Se não, confira  aqui e Que Deus abençoe grandemente vocês, tantos participantes quanto leitores. 

Obs¹.: Os Post's sairão todos os dias, fiquem atentos ao blog e a página do face , Nos Confins do Coração e acompanhe a página de uma amiga que estará trazendo reflexões aqui no blog também, Leão de Judá

Obs² .: "PP" : Projeto Provérbios


  Novamente eu vejo a necessidade da  Sabedoria! Como ela é importante, e como disse em outras postagens, Deus mostra ela de uma forma diferente em cada momento. Mostra seus benefícios, o que acontece quando alguém não há tem e entre outras coisas.
  Antes de eu trazer a reflexão do versículo que mais gostei hoje, quero deixar alguns que fala sobre a sabedoria: 

 Águas profundas são as palavras da boca do homem, e ribeiro transbordante
é a fonte da sabedoria.
Provérbios 18: 4

" O coração do entendido adquire o conhecimento,
 e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. "
Provérbios 18:15

   Que venhamos ter uma boca que fala palavras edificadoras, um coração disposto a ouvir e a entender aquilo que nos é ensinado.Que esses versículos citados acima faça parte da nossa vida *-* Agora fiquem com os versículos que trago a vocês hoje!

 
  " Os bens do rico são a sua cidade forte, e como uma muralha na sua imaginação. " 
Provérbios 18:11

  Esse versículo é incrível, e conflitante ao mesmo tempo. Vivemos hoje em uma sociedade extremamente consumista. E, a ideologia que é pregada é que, para você ser "alguém" você deve ter muitas coisas, que é isso que lhe trás segurança e amigos. 
     Não há problemas em querer possuir coisas para seu bem estar, o problema está no porque você quer isso. Por exemplo, se for para ter segurança esse versículo nos mostra que a riqueza trás uma falsa segurança, é pura imaginação. Salomão nos fala no livro de Eclesiastes várias vezes, Tudo é vaidade! Ou seja, aquilo que você tem hoje vai passar a qualquer momento. Ou se tem riquezas para você ser "alguém", uma coisa te falo, não precisa de riqueza para ser alguém,quando você estava lá no ventre da sua mãe, já era e Jesus te ama do seu jeito , Ele morreu na cruz por você. Para termos segurança, devemos confiar no Pai e para termos amigos sinceros, devemos ter sabedoria. 

" O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua. "
Provérbios 18:13

   Esse versículo nos mostra a importância de falar no momento certo, outro dia trouxe um post sobre isso, o tempo de falar. Muitas vezes por não usar ou até mesmo ter não sabedoria, a pessoa comete a gafe de falar no momento errado e isso é muito ruim.  Porque de duas ou uma, ou você fala o que não deve ou, você impede que o outro fale. Ambos mostra uma atitude de falta de educação e falta de sabedoria. E isso traz uma vergonha para si, porque as pessoas perdem a vontade de conversar com você, porque você não está atento a ouvir. 
    Admito que esse versículo fala muito a mim, sou mulher, logo já falo muito, mas, parece que uso a fala de modo demasiado em certos momentos. Pela fé creio que Deus está trabalhando isso em mim, então, se você que tiver lendo isso passa pelo mesmo problema, creia em mudanças. Deus é um Transformador de vidas e caráter, basta a gente permitir que Ele efetue mudanças profundas na nossa vida.

  Vou ficar por aqui já galerinha, se eu continuar vai ser o capítulo todo. Particularmente gostei muito do de hoje. Mas tenho que ser sucinta. Então  pessoal, que venhamos confiar no Pai, que nossa segurança seja Ele e que venhamos dominar a nossa fala sempre. Deus abençoe grandemente você e sua família. Fica agora com a reflexão da minha amiga e irã em Cristo. Até amanhã *-*
-----------------------------------------------------------------------------------------------------


Essa reflexão agora abaixo é da minha amiga Lindaura Alves, a dona da página Leão de Judá, confira o que ela traz para nós e que Deus abençoe a vida de vocês.


Provérbios 18

“Responder antes de ouvir é estupidez e vergonha.” 
Provérbios 18.13

  Quantas vezes planejamos em nossa mente uma discussão com alguém sobre qualquer assunto que seja e já nos aproximamos para “conversar” com as respostas prontas? Quem nunca passou por isso?

  Esse provérbio nos ensina que agimos, muitas vezes na hora da impaciência e nervosismo com estupidez. Precisamos sempre ouvir antes de responder! Quem gosta de receber uma resposta “atravessada” sem ter culpa de nada? Quantas vezes nos revoltamos por que a pessoa falou tudo o que pensava sem nos deixar dizer o que realmente aconteceu?


“Temos dois ouvidos para ouvir mais, e uma boca para falar menos”

Esse provérbio popular é muito sábio em afirmar isso. Antes de responder ou dizer qualquer coisa que seja, em qualquer circunstancia, sempre ouça primeiro para não passar vergonha e para não ser tido como estúpido! Seja sábio, ouça, avalie, analise, pense e então com sabedoria, responda!

“O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado que um irmão.”
 Provérbios 18.24

  Muitas pessoas dizem, “eu tenho mais de mil amigos no facebook”, será que são todos amigos de verdade? De todos esses “amigos”, quantos estão ao seu lado quando você realmente precisa? Estar ao lado não é estar de corpo presente, mas estar com você em qualquer circunstancia. Estar com você naquele momento em que ninguém mais quer ficar ao seu lado, naquele momento difícil, naquele momento ruim onde todos viram as costas para você, esse é o verdadeiro amigo! Esse provérbio diz, que muitos amigos arruínam a nossa vida, isso porque esses “amigos” não querem o nosso bem, muitos são invejosos, instigam brigas e desentendimentos, só nos colocam para baixo, são pessimistas, e tantas coisas mais. 

  Agora, há um amigo que é mais chegado que um irmão, esse sim é o verdadeiro amigo. Sabe aquele amigo que toda vez que vocês saem juntos, você “pagam mico”? Dão risada de tudo o que acontece, do tropeço que um sofreu, daquela cena absurda que só de olhar um para o outro vocês já estão rindo ou fazendo careta por que pensaram a mesma coisa? Aquele amigo que só diz, “fica quieto” naquele exato momento em que algo está acontecendo e você está se segurando para não rir por que não é o momento certo? Aquele amigo que se você ligar às 2hrs da manhã, ele sai de onde estiver e vai te encontrar para te ajudar? Que mesmo viajando está ligando para saber como você está ou que até quer voltar da viagem para estar com você?


  Esse é o amigo que é mais chegado que um irmão. Esse é o amigo que você precisa valorizar. Você é esse amigo? Todos queremos um amigo assim, mas também precisamos ser esse amigo. Jesus é esse amigo, não importa onde, como, quando, o que esteja acontecendo, Jesus sempre está ao seu lado, para toda e qualquer circunstância e momento, alegres, tristes, felizes, desesperadores, quando você o convida para fazer parte da sua vida e do seu círculo de amigos, Ele sempre estará ao seu lado não importa o momento. 

Autora: Lindaura Alves Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S.: Lembre-se, melhor é juntar tesouros no  céu!

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário