O Tempo de Falar - #PP - #15º Dia

Graça e Paz!
Como estão vocês?
Hoje achei que meu dia seria mais corrido, mas graças a Deus foi tranquilo. 15ª Dia do Projeto Provérbios ❤

Vocês conhecem o Projeto que estou fazendo esse mês? Se não, confira  aqui e Que Deus abençoe grandemente vocês, tantos participantes quanto leitores. 

Obs¹.: Os Post's sairão todos os dias no blog e na página do face , Nos Confins do Coração  e acompanhe a página de uma amiga que estará trazendo reflexões aqui no blog também, Leão de Judá. 

Obs² .: "PP" : Projeto Provérbios

   

" A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. "
Provérbios 15:1

Já está clichê eu falar que os capítulos estão incríveis? Kkkkk Realmente estão! Esta semana mesmo, foi muito bacana. Minha Bíblia está toda marcada na parte de Provérbios. Quero trazer para refletir com vocês hoje, um tema que mais me chamou atenção na leitura:

Fonte: Google imagens
O Tempo de Falar

     Creio que todos já passaram por aquela situação estressante de está conversando com alguém, já não está bem antes, ai se estressa com aquela conversa e acaba falando o que não deveria não é? O silêncio normalmente é a melhor resposta quando estamos “irados”, conhece aquela passagem que fala sobre irar e  não pecar? Veja logo abaixo:

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Efésios 4: 26

   Muitas vezes, para evitarmos que caímos na tentação de pecar e logo desagradar a Deus e até mesmo magoar alguém, é melhor ficarmos em silêncio ou usar palavras brandas como fala em Pv 15: 1.
  Já percebeu como uma voz mansa faz uma diferença naquele momento de  estresse e discussões?  Ela normalmente constrange a outra pessoa. Normalmente o que é esperado, é que aconteça aquelas discussões cheia de “palavras duras” para ver quem vai sair ‘vencedor’ no final, mas não há vencedor em uma discussão, e sim magoas. Nas duas partes.
    Deus nos fala que a resposta branda desvia o furor, na passagem

" A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. "
Provérbios 15:1

    Ele nos instrui a pagar o mal com o bem. Para oramos, amarmos e perdoar aqueles que nos magoa e nos machuca.  

" Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. "
1 Tessalonicenses 5:15

" A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens."
Romanos 12:17

    Quando você escolhe: ficar em silêncio, dar respostas brandas e com amor, você está ganhando, por mais que não pareça. Jesus fala :

" Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; "
Lucas 6:29

  Essa é uma clara mensagem que mostra que não devemos fazer com o outro aquilo que nos desagrada.
Fala que o Homem se alegra em responder bem , e que quando você diz o que tem há dizer no tempo certo, as palavras se tornam boas. Sejas assim, busque dizer as palavras no tempo certo. Seja como os sábios que derrama conhecimento nos momentos complicados da vida.

" Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas." 
Mateus 7:12

" O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo! "
Provérbios 15:23

" Os lábios dos sábios derramam o conhecimento, mas o coração dos tolos não faz assim. "
Provérbios 15:7

Tenha um coração que medita antes de falar!

" O coração do justo medita no que há de responder, 
mas a boca dos ímpios jorra coisas más. "
Provérbios 15:28

A Melhor forma de levar Jesus para as pessoas, e sendo como Ele. As pessoas esperam boas atitudes de nós, palavras doces nos momentos de “guerra” e consolo nos dias de aflição.

Hoje era isso que gostaria de trazer para vocês. Que Deus abençoe a cada um grandemente. Fique agora com a reflexão da minha amiga. *-*

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa reflexão agora abaixo é da minha amiga Lindaura Alves, a dona da página Leão de Judá, confira o que ela traz para nós e que Deus abençoe a vida de vocês.


Provérbios 15

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira… O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.” 
Provérbios 15:1;18

  Quantas pessoas instigam brigas entre amigos, familiares, colegas, casais? Essas pessoas não sabem como conviver entre pessoas. Quando alguém não sabe viver em paz, ele somente provoca brigas e contendas, discussões entre uns com os outros. Não podemos agir no momento da ira, e não podemos dar ouvidos às pessoas que somente gostam de instigar brigas e desentendimentos. 


“O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios
 jorra coisas más.” 
Provérbios 15:28

   Quando temos sabedoria, não agimos no impulso. Precisamos meditar e avaliar a situação para saber o que vamos responder e como agiremos. Agora, quando um ímpio – uma pessoa má, uma pessoa que não tem caráter, que age com maldade – fala, somente ouvimos coisas más! Ouvimos reclamações, as palavras instigam brigas e contendas. Precisamos ter cuidado com as nossas amizades e companhias, para não sermos levados para o caminho do erro.


“O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate.” Provérbios 15:13

   Quando temos o coração alegre, nosso semblante fica feliz e bonito! A alegria se mostra presente em nossas vidas quando estamos felizes. Mas, quando nosso coração está triste, dolorido com situações do dia-a-dia, com situações que aparecem e nos deixam “para baixo”, não somente nosso semblante fica abatido, mas nosso espírito. Deus está sempre presente em nossas vidas, Ele está sempre disposto a nos ajudar e intervir, desde que Ele seja solicitado a intervir. Deus está disposto a nos dar felicidade, mas precisamos buscar a presença de Deus em nossa vida.


Autora: Lindaura Alves Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S.: Sempre espere a raiva passar. 

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário