Ouvir - #ProjetoProvérbios -#1º Dia

A Paz!
Como vão vocês? 
Hoje começa nosso Projeto de Outubro, a leitura de Provérbios *-* Se você não sabe do que estou falando, clique aqui e venha participar com a gente. Que Deus abençoe grandemente vocês, tantos participantes quanto os leitores. 

Obs.: Os Post's sairão todos os dias por volta de 14horas, então fiquem atentos ao blog e a página do face , Nos Confins do Coração e acompanhe a página de uma amiga que estará trazendo reflexões aqui no blog também, Leão de Judá



Eu gostei muito de ler esse primeiro Provérbios *-* e teve vários versículos que falou muito ao meu coração, fica até difícil de escolher qual  trago para vocês. Mas, escolhi esse logo abaixo: 

" O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; "
Provérbios 1:5

    Essa passagem nos mostra a importância de ouvir, por que é pelo ouvir que depois você ira crescer em entendimento. Quando eu estava fazendo um curso de libras na Igreja, teve uma aula que o professor falou sobre a questão de conversar com os surdos, por eles comunicarem com a Língua de Sinais, que é uma língua visual- espacial, a gente e eles tem que está muito atentos aquilo que esta sendo falado (sinalizado), e quando você desvia o olhar você estará sendo rude. 
   No entanto, muitas vezes não fazemos isso em conversas, em leituras e no momento de ouvir o que Deus quer falar conosco... está atento! Mas, lembrem -se o que diz essa passagem, você vai adquirir conhecimento ouvindo!  Seja as aulas que você vê, as palavras que seus pais lhe falam e principalmente aquilo que o Espírito Santo diz no seu coração. 


  Tem um ditado popular que as pessoas falam: 
" Se conselho fosse bom,não se dava,vendia"

No entanto, não é isso que a Palavra de Deus nos fala, é bom ouvir conselhos sim, inclusive como diz no versículo acima, o "entendido adquira sábios conselhos", contudo é necessário busca-lo com as pessoas sabias. Para encerrar minha reflexão nessa passagem, quero deixar dois versículos para vocês: 

" Examinai tudo. Retende o bem. "
1 Ts 5: 21

" E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. " 
Tiago 1:22

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Essa reflexão agora abaixo é da minha amiga Lindaura Alves, a dona da página Leão de Judá, confira o que ela traz para nós e que Deus abençoe a vida de vocês.

Provérbios 1

Para se conhecer a sabedoria e a instrução, para se entenderem as palavras de inteligência, para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade; para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso. Ouça também o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade, para entender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios e seus enigmas. O temor do Senhor é princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução… 

Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranquilo, sem receio do mal.” Provérbios 1.1-7; 33

Provérbiosfrase ou dito curto, que resume um conceito moral, uma norma social. Frase que possui o intuito de educar ou aconselhar, pensamento.

   Salomão foi o homem mais sábio que já existiu. 

“Eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará”. 
1 Reis 3. 12

    Deus prometeu a Salomão que o faria o homem mais sábio do mundo, pois Salomão pediu um coração sábio para liderar o povo de Israel. Provérbios é um livro de sabedoria e conselhos, o rei Salomão escreveu esse livro para aconselhar o povo e para que pudéssemos andar no caminho do Senhor. Temos a afirmação de que o temor do Senhor é o princípio do conhecimento – provérbios 1.7 – Quando vemos na história do povo de Israel as bênçãos que o povo recebia quando andava com temor e no caminho de Deus, percebemos que as bênçãos veem para aqueles que procuram viver conforme os ensinamentos do Senhor. 
   
  Deus não nos obriga a nada, Ele nos dá livre arbítrio para escolhermos o caminho que queremos seguir, porém, nos aconselha e ensina o caminho correto para termos uma vida de plena paz e benção. Um dos conselhos que mais nos chamam a atenção é 

Filho meu se os pecadores te quiserem seduzir, não consistas. "
Provérbios 1.10

Deus nos chama de filho. Somos filhos por adoção em Cristo Jesus, quando nos rendemos ao Senhor, passamos a ser filhos, coerdeiros com Cristo. Deus é um Pai, Ele cuida de nós a todo instante, porém, como um pai que assiste a tudo o que o filho faz e somente ajuda quando o mesmo pede ajuda, Deus assim também age conosco, Ele somente faz algo quando pedimos sua ajuda, Ele nos ensina, mas precisamos querer aprender. 
    
  Precisamos ouvir a instrução do Pai e não nos desviarmos dos seus ensinamentos, pois os ensinamentos do Senhor nos dão vida.

Porque os seus pés correm para o mal e eles se apressam a derramar sangue… Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranquilo, sem receio do mal."
Provérbios 1.16;33

Autora: Lindaura Alves Pereira
 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Então é isso, espero que vocês gostem e que Deus abençoe grandemente a vida de vocês.

P.S.: Ouça, entenda , escolha e faça aquilo que o Pai tem lhe mostrado

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário