Sensatez - #PP - #26º Dia

A Paz do Senhor!
Como vocês estão? 

Vocês conhecem o Projeto que estou fazendo esse mês? Se não, confira  aqui e Que Deus abençoe grandemente vocês, tantos participantes quanto leitores. 

Obs¹.: Os Post's sairão todos os dias, fiquem atentos ao blog e a página do face , Nos Confins do Coração e acompanhe a página de uma amiga que estará trazendo reflexões aqui no blog também, Leão de Judá

Obs² .: "PP" : Projeto Provérbios




" Como a neve no verão, e como a chuva na sega, assim não fica bem para o tolo a honra. "
Provérbios 26:1

   Essa passagem nos mostra que não fica bem o tolo receber a honra. Há até uma ilustração do tempo com a estação do ano. Para que o tolo seja honrado, é preciso que haja uma transformação....que ele se torne sábio. Contudo. quando alguém se torna sábio, ela entende que melhor é ser humilde do que receber a honra. Que a Honra deve ser dada a Deus. Mas,Deus nos honra e gosta de corações sábios e humildes. 

------------------
" Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te 
faças semelhante a ele. "
Provérbios 26:4

    Esse versículo nos faz pensar naqueles momentos em que a pessoa quer discutir com a gente. Sabe aquela hora que a pessoa começa falar alto, responder mal e até mesmo xingar? Na maioria das vezes ela quer receber o troco de você na mesma moeda, para assim ela piorar a discussão e ficar por cima. Mas, Deus nos fala que, quando agimos como tolos, estamos sendo como ele. Devemos ser sábios a todo momento! Nesses momentos delicados devemos agir de forma contrária: se a pessoa grita, fale baixo, se ela começou a xingar, fique calado ou fale palavras mansas. Obviamente que não é fácil, pois somos humanos e iramos também. No entanto, Deus nos instrui a não pecar, Ele nos fala nesse versículo acima para não sermos insensatos.
     Que venhamos ter paciência nesse momento e façamos a diferença. 

Deus abençoe a cada um. Leia a reflexão da minhã amiga *-*      
-----------------------------------------------------------------------------------------------------


Essa reflexão agora abaixo é da minha amiga Lindaura Alves, a dona da página Leão de Judá, confira o que ela traz para nós e que Deus abençoe a vida de vocês.

Provérbios 26

“Não respondas ao tolo segundo a sua estupidez, para que não te faças semelhante a ele”. Provérbios 26.4

 Sabe quando a pessoa insiste em falar a mesma coisa em todo momento, ou insiste em cometer os mesmos atos? Por mais que você oriente, fale, aconselhe, a pessoa insiste em dizer e fazer o que ela quer, porque acha que ela tem razão?
 Não queremos ser mais inteligentes que os demais, porém, há situações onde vemos que a consequência daquela atitude será desastrosa, e levará a pessoa para um caminho ruim, errado, triste, enfim, Deus nos orienta a não discutir com essa pessoa, não insistir em tentar aconselhar e argumentar, pois fazendo isso nos tornaremos tolos assim como a pessoa.
Sabe quando a sua mãe diz, “pare de brigar com seu irmão, olha a sua idade e a idade dele! Você tem vinte anos e ele tem dois!”, exemplo exagerado, não? Mas, isso nos mostra que, quando o mais velho discute com o mais novo, a situação parece ser infantilidade, assim também acontece quando discutimos e argumentamos com uma pessoa tola, nos tornamos tolos como ela, pois não adianta argumentar, porque ela não mudará de opinião!

“como o cão que volta ao seu vômito, assim é o tolo que reitera a sua estupidez”.
 Provérbios 26.11

  Precisamos ter o cuidado de não agir com estupidez, ignorância ou falta de inteligência, Deus nos orienta a buscar a sabedoria e entendimento para evitarmos situações constrangedoras e para evitar que as pessoas se afastem de nós. Ser sábio não é “saber mais que todos ou ser o melhor que os demais”, ser sábio é saber se portar em cada situação, saber ponderar as atitudes e palavras que serão tomadas e proferidas, saber avaliar tudo ao redor antes de tomar uma decisão. Não haja como estupidez, pondere tudo antes de tomar qualquer decisão, pois, somente assim será sábio e admirado por todos ao seu redor. 

“com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece”.
 Provérbios 24.3
  
Autora: Lindaura Alves Pereira
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S.: Seja sensato!  

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário