Jugo Desigual

Graça e Paz!
Como vocês estão? 
Dá para acreditar que estamos a poucos dias para o final de 2016 ? Como o tempo passa rápido! Como está sendo esse ano para vocês?

Hoje quero falar sobre Jugo Desigual, esse post era para ser feito há muito tempo. Mas, me desorganizei e não consegui fazer antes. Minha colega Talita me pediu, espero que ainda seja útil para você Tah e todos os leitores que passarão aqui. Que Deus abençoe grandemente. 

Fonte: Google imagens
 Eu lembro de um congresso que fui e o Pastor explicou o que era jugo, foi um congresso marcante, e essa explicação ficou na minha mente. Eu não sabia que jugo era um objeto e que ele tinha a ver com animais. A explicação dele não era no sentido que trago a vocês, relacionamento amoroso, no entanto, me foi muito útil na época e está sendo agora também. Ver o objeto e a utilidade dele e, fazer a metáfora com um casal é algo que facilita o entendimento, vejam abaixo:

O que é um "jugo"?

peça de madeira usada para atrelar bois a carroça ou arado; canga.

Resultado de imagem para jugo
Fonte: Google imagens

"Uma junta em "jugo desigual" tem um boi mais forte e um mais fraco, ou um mais alto e um mais baixo. O boi mais fraco ou mais baixo anda mais lentamente do que o mais alto ou mais forte, fazendo com que a carga se mova em círculos. Quando os bois estão em jugo desigual, eles não podem executar a tarefa que está diante deles. Em vez de trabalhar juntos, estão em desacordo um com o outro." Fonte

Fonte: Google imagens

Agora que entendemos o que é, para que serve o julgo e a diferença deles na questão de ser igual ou não, vamos a Palavra de Deus. 

 " Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. "
2 Coríntios 6:14-16

  Vemos nessa passagem um mandamento que Deus nos deixa através daquilo que Paulo escreve aos Coríntios, não  se colocar em jugo desigual com outra pessoa. Como falei anteriormente, quando há jugo desigual, não há  acordo para onde irão seguir. E isso é válido nos relacionamentos, não somente no sentimental, que estará sendo o foco hoje, mas como também, no profissional (como por exemplo: montar uma empresa juntos) ou algumas amizades. Há possibilidades de jugo desigual em diversos relacionamentos. Mas o foco agora é sobre o namoro em jugo desigual.

Fonte:Google imagens
   Vou apresentar a vocês algumas perguntas que normalmente são dúvidas das pessoas que querem saber sobre o jugo desigual. E antes de apresenta-las, quero esclarecer algo. Deus é muito bom, Ele nos ama muito e quer o melhor para nós. O Senhor quer que venhamos viver com Ele uma vida de relacionamento e não de cumprimentos de regras. O que vou falar aqui não é algo para você simplesmente colocar em seu coração dizendo "posso isso" ou "não posso aquilo". Até porque, vocês tem liberdade para fazer aquilo que quiser. Mas é algo para refletirem e pedirem para o Espírito Santo trabalhar em vocês. 

" Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. "
1 Coríntios 6:12

" Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
1 Coríntios 10:23

Vamos as Perguntas!

Por que não namorar uma pessoa que não é cristã? 

" Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? "
Amós 3:3

 São muitos os motivos, mas o principal é porque a pessoa não ama a Deus como você. Não se baseia na Bíblia  para tomar decisões, não quer está comunhão com as pessoas da igreja e entre outros. 

A pessoa disse que irá na igreja de vez enquanto e não vai  me impedir de ir não.

A nossa Constituição lhe garante isso, a liberdade de ir e vir. E sobre a pessoa ir na igreja,ela pode ir, mas pode não ir. As vezes nema pessoa que já crê em Deus vai com tanta frequência. 

Mas, e se a pessoa for bacana? Tiver empego, ser respeitosa com os pais e educada? 

Mesmo sendo de uma boa educação e um bom caráter,a pessoa  não irá ter os mesmos propósitos, princípios que você. Há dois caminhos, ou é Jesus ou é o maligno. Se a pessoa não tem Jesus no coração e nem ama a Deus, infelizmente ela ainda está seguindo o inimigo. 

Fonte: Google imagens 
E que tal um namoro evangelístico?

Então...Deus nos direciona a ir, e pregar o evangelho e sermos testemunhas realmente... (Mc 16:15, Mt 28: 19 e At 1:8 ) mas não dessa forma. Não é para você ir namorar a pessoa é querer "ganha-la" para Jesus. Quem nos convence de pecado é o Espírito Santo! Ou seja, você não vai conseguir convencer a pessoa que ela deve viver uma vida com Deus. 

"E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo."
João 16:8

Mas já soube de namoros que no início era em jugo desigual, ai passou um tempo a pessoa se converteu. 

Acontece de pessoas se converterem ? Acontece! Mas não é a regra, e sim a exceção. Deus é o dono do impossível. No entanto é um risco grande que você corre. Nem sempre a permissão de Deus é a vontade d'Ele na nossa vida. O Senhor ama e quer alcançar a todos. Porém, isso não significa que Ele quer que você coloque em risco a sua vida espiritual para alcançar alguém. 

Posso ter essa pessoa como amiga? Orar por ela, falar da Palavra e esperar em Deus?

Claro! E deve. Deus quer que venhamos interceder e mostrar as pessoas quem é Jesus. Não somente falando do evangelho, mas como também, vivendo ele. Saiba que o Senhor cuida de todas as coias e tem pensamentos maiores que você imagina. Confie n'Ele. E entenda que há a possibilidade de não dar certo com essa pessoa.

" Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
Jeremias 29:11

" Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. "
Isaías 55:8,9

Fonte: Google imagens
  Quando há um 'jugo igual' entre duas pessoas no namoro, noivado ou casamento, há equilíbrio. Não acontece de ter uma sobrecarga para um, mas sim uma divisão. Não é somente ambos irem a igreja,mas serem a Igreja! Um relacionamento no qual um ajuda ao outro a estar mais perto de Deus, a ler a Palavra do Senhor, a fazer a obra na igreja, a se manterem em Santidade. Juntos tem o objetivo de trazer o Reino a Terra e um dia ir morar no céu. 
   As vezes parece que não tem aquela pessoa que gostaria na igreja que congrega, parece que seu tempo não chega e muitos outros anseios que passa no seu coração, mas Deus é fiel. Lembrem-se dessas passagens:

" Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
1 Pedro 5:7

" Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. "
Hebreus 10:23

A postagem de hoje está gigante, mas era necessário.Espero que tenha falado aos seus corações que vocês tenham entendido um pouco daquilo que quis passar. Tenho muito a aprender! Deixo abaixo dois sites que li e me ajudou muito a desenvolver esse post. Que Deus abençoe você e toda a sua família. 

Referências de Pesquisas:
GotQuestionsBog Pastor Antonio Juior

Vejam esses vídeos:
Jugo Desigual - Fabiana Bertotti e Jugo Desigual dentro da igreja - Fabiola Melo

P.S.: Nada é mais importante do que sua vida com Deus. Seu relacionamento com o Pai não é negociável. 

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário