Estudo: Livro de Jonas - Capítulo 1 (2/3)

Oiii
Tudo bem?
Graça e Paz!

  Continuando nosso estudo do Livro de Jonas, na segunda feira eu apresentei para vocês essa ideia e comecei a comentar o primeiro capítulo e inclusive falei com vocês que dividi o estudo do capítulo 1 em três partes por ser grande. 

Vamos a mais lições que podemos aprender com nosso amigo Jonas?

Fonte: Google imagens 

3ª Lição

Ser reconhecido por ser temente a Deus:

“Respondeu-lhes ele: eu sou hebreu, e temo o Senhor, o Deus que criou o céu, que fez o mar e a terra seca. Então estes homens se encheram de grande temor, e lhe disseram: que é isso que fizeste? Pois sabiam os homens que ele fugia da presença do Senhor, porque ele lho tinha declarado. Jonas 1.9-10”

   Quando pertencemos a Deus, somos reconhecidos em todo o lugar. Aqueles marinheiros tiveram medo, pois haviam clamado aos falsos deuses que acreditavam e esses nada fizeram. Quando Jonas revela ser servo do Deus Vivo, todos sentem medo, pois sabiam que contra o Senhor, nada poderia ser feito. O que eles enfrentavam era a morte eminente, e tudo porque Jonas tentava fugir do Senhor. Nesse momento Jonas percebeu que ele não conseguiria fugir, que não era possível fugir, pois Deus sabia exatamente onde ele estava, e que estava desobedecendo a ordem recebida.


4ª Lição

Reconhecer o erro: Jonas reconheceu o erro dele em desobedecer a Deus, e então deu a solução para aqueles ao seu redor. Nós devemos ter essa atitude, reconhecer nossos erros diante de Deus e pedir perdão. Nos arrependermos do erro cometido. 
  Muitas vezes nossos erros geram consequências que atingem outras pessoas, como Jonas, ele tentou fugir e desobedeceu, porém, sua desobediência quase matou pessoas inocentes naquele navio, pois o castigo de Deus para com Jonas seria afundar o navio, consequentemente aquelas pessoas se afogariam, não é que Deus seja mau, Deus é amor, porém, como um pai, Ele nos castiga quando erramos, para nos corrigir de nossos erros. Aquelas pessoas foram salvas porque Jonas reconheceu seu erro. 
Devemos fazer o mesmo, reconhecer nossos erros, e assim sermos usados para salvar pessoas.

5ª Lição

Testemunho de Deus: Quando Jonas é lançado no mar, a tempestade se acalma na mesma hora. Tudo se torna calmo como se nada tivesse acontecido. Qual a lição disso? Para aqueles homens no navio, o Deus dos hebreus é o Deus verdadeiro.

 “Então, levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar; e cessou o mar a sua fúria. Temeram, pois, os homens ao Senhor com grande temor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor, e fizeram votos. Jonas 1.15-16”

 Houve conversão ali. A salvação foi pregada e aceita. Quando eles viram o poder de Deus agindo em torno deles, aqueles homens reconheceram a Deus como único Deus Vivo. Fizeram votos ao Senhor, fizeram sacrifícios. Os sacrifícios eram para pedir perdão pelos erros, e foi isso que aqueles homens fizeram. Jonas levou a Palavra de Deus para aqueles homens com suas atitudes.

Hoje gostaria de trazer isso para vocês. Durante a semana ainda trarei a última parte do estudo do capítulo 1 de Jonas.  

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário